Em 2024 iniciou-se um projeto de extensão em conjunto com o Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp voltado à promoção da saúde de alunos dos cursos da área da saúde, em colaboração com os alunos de graduação e pós-graduação do Instituto de Artes. O projeto foi bem recebido e ampliado para receber alunos de todos os cursos da Unicamp. O intuito é dar a oportunidade para que alunos que praticavam a música antes de entrar no ensino superior pudessem continuar os seus estudos e, com isto, formar um repertório para levar música ao ambiente hospitalar (ambulatórios, enfermarias, dias especiais como os meses coloridos) e em eventos e espaços especiais na FCM, outros espaços da Unicamp e junto à comunidade externa.

Em suas cinco edições (disciplina de extensão semestral do Instituto de Artes), tivemos alunos da Medicina, Fonoaudiologia, Nutrição, Música, Artes Cênicas, Administração, além de funcionários e docentes que participaram dos ensaios e apresentações. Foram ensaiadas peças eruditas, populares e folclóricas, permitindo tanto a performance instrumental como o canto, individual e em grupo coral. Os ensaios acontecem às quintas-feiras à noite e as apresentações são agendadas quando há um repertório pronto.

A receptividade dos pacientes tem sido sempre positiva, pois proporciona um contato com a música ao vivo que desfaz o tédio da espera no atendimento. Para os alunos, permite dar um toque especial ao momento para compartilhar os seus talentos.
A professora responsável no Instituto de Artes é a Profa. Dra. Adriana do Nascimento Araújo Mendes, com a colaboração do Prof. Dr. Tristan Torriani da FCA de Limeira, do Prof. Dr. Fábio Hüsemann Menezes e do Prof. Dr. Amilton dos Santos Júnior da FCM.

