Conteúdo principal Menu principal Rodapé
+ Ensino Ano 2026, Volume 14, nº 3: Bem-estar na universidade Boletim FCM (ISSN: 2595-9050)

A música como ferramenta de promoção de bem-estar no ambiente hospitalar – O projeto Concerto na Saúde

Em 2024 iniciou-se um projeto de extensão em conjunto com o Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp voltado à promoção da saúde de alunos dos cursos da área da saúde, em colaboração com os alunos de graduação e pós-graduação do Instituto de Artes. O projeto foi bem recebido e ampliado para receber alunos de todos os cursos da Unicamp. O intuito é dar a oportunidade para que alunos que praticavam a música antes de entrar no ensino superior pudessem continuar os seus estudos e, com isto, formar um repertório para levar música ao ambiente hospitalar (ambulatórios, enfermarias, dias especiais como os meses coloridos) e em eventos e espaços especiais na FCM, outros espaços da Unicamp e junto à comunidade externa.

Foto em estilo selfie de um grupo de treze pessoas sorrindo em uma sala de ensaio com painéis acústicos nas paredes. Um homem de óculos em primeiro plano puxa a foto, enquanto o grupo posa em pé e agachado ao fundo.

Em suas cinco edições (disciplina de extensão semestral do Instituto de Artes), tivemos alunos da Medicina, Fonoaudiologia, Nutrição, Música, Artes Cênicas, Administração, além de funcionários e docentes que participaram dos ensaios e apresentações. Foram ensaiadas peças eruditas, populares e folclóricas, permitindo tanto a performance instrumental como o canto, individual e em grupo coral. Os ensaios acontecem às quintas-feiras à noite e as apresentações são agendadas quando há um repertório pronto.

Grupo musical se apresentando em um pátio com paredes de tijolo à vista. À esquerda, cinco mulheres cantam em coro; no centro e à direita, músicos tocam percussão, violão, contrabaixo e uma jovem toca teclado em primeiro plano.

A receptividade dos pacientes tem sido sempre positiva, pois proporciona um contato com a música ao vivo que desfaz o tédio da espera no atendimento. Para os alunos, permite dar um toque especial ao momento  para compartilhar os seus talentos.

A professora responsável no Instituto de Artes é a Profa. Dra. Adriana do Nascimento Araújo Mendes, com a colaboração do Prof. Dr. Tristan Torriani da FCA de Limeira, do Prof. Dr. Fábio Hüsemann Menezes e do Prof. Dr. Amilton dos Santos Júnior da FCM.

Apresentação musical ao ar livre em frente a um prédio azul. Quatro músicos tocam contrabaixo, teclado, violoncelo e violino sob um toldo. À direita, outras pessoas observam o concerto sob a luz do sol.
Ir para o topo