Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Destaques Imprensa

Alunos da Unicamp conquistam dois prêmios em congressos nacionais de Patologia Oral

Pesquisadores do Grupo de Patologia Oral e Maxilofacial da Unicamp conquistaram dois prêmios em congressos nacionais realizados em abril de 2026. Os trabalhos, desenvolvidos em colaboração entre a Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) e a Faculdade de Ciências Médicas (FCM), foram premiados no XI Congresso Sul Brasileiro de Câncer Bucal, em Curitiba (PR), e na XXXI Jornada Mineira de Estomatologia, em Diamantina (MG).

No congresso paranaense, Luccas Lavareze obteve o 2º lugar na categoria pesquisa científica com o trabalho “Análise integrativa do exoma e da expressão gênica identifica alvos terapêuticos no carcinoma adenoide cístico”. Já na jornada mineira, Gustavo Vieira conquistou a 3º colocação em apresentação oral com o estudo sobre diprosopus parcial com comprometimento maxilofacial exclusivo — anomalia congênita considerada extremamente rara.

Três pessoas sorriem lado a lado em um pátio interno: Gustavo está à esquerda com jaqueta escura e camiseta cinza, Fernanda aparece ao centro usando blazer estampado em preto e branco com crachá verde, e Luccas está à direita vestindo uma camisa xadrez em tons de vinho.
Gustavo Vieira, Fernanda Mariano e Luccas Lavareze

Os trabalhos têm entre seus autores os docentes Fernanda Viviane Mariano e Albina Altemani, do Departamento de Patologia, e Alfio José Tincani, do Departamento de Cirurgia da FCM. A coordenadora do grupo, professora Fernanda, reúne em sua trajetória a formação em Odontologia pela FOP e atuação como docente na FCM. Ela orienta alunos vinculados a ambas as unidades, que desenvolvem suas pesquisas no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp.

“Os alunos vindos da FOP permanecem comigo no HC e participam das atividades nas quais estou inserida na FCM”, explica a professora, que integra os programas de pós-graduação em Estomatopatologia (FOP) e em Fisiopatologia Médica (FCM).

Em um evento social com música ao vivo ao fundo, Gustavo aparece sorridente à esquerda, vestindo uma camisa social cinza e abraçado de lado com uma mulher de vestido roxo.
O aluno Gustavo Vieira em premiação, ao lado da presidente do congresso mineiro, Ana Terezinha Marques Mesquita

Para a FCM, os prêmios reforçam o caráter multidisciplinar da instituição, que reúne profissionais de diferentes formações — neste caso, cirurgiões-dentistas atuando em um ambiente de tradição médica. Segundo Fernanda Mariano, os reconhecimentos “evidenciam a excelência científica dos estudos desenvolvidos na universidade e fortalecem sua posição como centro de referência em ensino, pesquisa e inovação na área da saúde”.

Além do impacto institucional, o reconhecimento sinaliza avanços concretos para o campo. “Essas premiações reforçam a contribuição do grupo para o aprimoramento do diagnóstico e compreensão das doenças da região bucomaxilofacial e para o fortalecimento da pesquisa nacional em nível internacional”, afirma a docente.

Os dois congressos reuniram profissionais de Odontologia, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia, Farmácia, Nutrição e áreas afins, com programações voltadas ao diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes com doenças bucomaxilofaciais.

Durante uma exposição acadêmica, Luccas aparece de perfil no centro, vestindo camisa social clara e crachá, enquanto aponta para um painel digital explicando gráficos para um homem de terno.
Luccas Lavareze apresenta resumo em congresso
Ir para o topo