Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Imprensa Principal

Departamento de Psiquiatria da FCM marca 60 anos com programação científica e resgate histórico

O Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp comemorou, em 1º de maio, 60 anos. Docentes, médicos, psicólogos, técnicos administrativos, residentes e alunos de graduação, pós-graduação e treinamento em serviço participaram do evento, realizado no auditório da FCM. A programação percorreu a história do departamento, debateu temas contemporâneos e encerrou o dia com apresentação musical.

“É dessa forma que penso a trajetória do departamento: agregando pessoas com diferentes referenciais clínicos e teóricos, produzindo e ensinando ciência, formando médicos e psiquiatras. Pessoas que ensinaram, orientaram, que vieram antes e que serão sucedidas por outras, com todas as glórias e dificuldades humanas. Hoje, olhamos o passado com gratidão e o futuro com esperança, celebrando não apenas seis décadas de existência, mas um legado que moldou gerações de psiquiatras e médicos”, discursou a chefe do Departamento, Ana Maria Oda, agradecendo também aos presentes.

Uma mulher de cabelos escuros e vestindo blusa preta fala ao microfone em um púlpito de madeira. O púlpito exibe o logotipo da Unicamp. Ao fundo, uma tela de projeção exibe parcialmente a palavra "Psiquiatria".
Ana Oda, chefe do Departamento de Psiquiatria

O diretor da FCM, professor Cláudio Coy, parabenizou o Departamento pelo marco histórico, destacou o empenho coletivo de todos que contribuíram para sua construção e ressaltou o papel fundamental da área para o fortalecimento da Faculdade. Em seguida, o professor Paulo Dalgalarrondo apresentou um panorama histórico detalhado do departamento.

A programação científica foi estruturada em duas mesas temáticas. Pela manhã, a Mesa 1 reuniu apresentações sobre a história da Psiquiatria da Infância e Adolescência, a Rede de Urgência e Emergência em Saúde Mental, a valorização da diversidade sexual e de gênero no cuidado à saúde, debates sobre descriminalização e regulação na prática psiquiátrica contemporânea e o ensino da especialidade no Hospital Geral e na Rede de Atenção Psicossocial.

Vista ampla do auditório a partir do fundo. O teto possui painéis acústicos brancos e iluminação em trilhos. O público preenche a maioria dos assentos. À direita, as bandeiras e o palco iluminado criam um ponto focal.
Público presente no auditório principal da FCM

No período da tarde, a Mesa 2 abordou temas como Psiquiatria e Filosofia, eixos estratégicos no cuidado à mulher — incluindo uso de substâncias, perinatalidade e violência —, trauma e o processo de viver, além de atualidades da Psicanálise e da Psicopatologia do Sujeito na Psiquiatria.  

A professora Sônia Rezende contribuiu com obras de arte expostas no palco durante a programação. Ao final do evento, houve momento de homenagem aos aposentados do Departamento e apresentação musical em grupo formado por docentes, residentes, psicólogos e aposentados. A organização geral do evento foi conduzida pela professora Renata Azevedo, com apoio da técnica administrativa Fran, do Hospital de Clínicas.

Apresentação musical no palco. Um grupo de seis músicos se apresenta: um homem toca flauta transversal, uma mulher canta ao microfone, outro homem toca violão, um tecladista à esquerda e dois percussionistas ao fundo. A tela de projeção comemorativa serve como plano de fundo.
Apresentação musical feita por membros do Departamento abrilhantou o evento

Histórico

Criado em 10 de abril de 1966 como Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria (DPMP), o atual Departamento de Psiquiatria construiu uma trajetória marcada pela integração de diferentes referenciais teóricos e clínicos, favorecendo um ambiente de formação dinâmico e crítico para docentes e discentes. Desde suas primeiras atividades no Sanatório Cândido Ferreira, passando pela implantação da residência médica em 1972 e pela consolidação do ensino, assistência e pesquisa com a chegada ao Hospital de Clínicas, o departamento expandiu serviços, ambulatórios e áreas de especialidade nas décadas seguintes. Também se destacou pela criação da pós-graduação em Saúde Mental e pela atuação como Centro Colaborador da OMS. Além disso, estruturou uma rede assistencial e acadêmica diversificada, que acompanha sua evolução até os dias atuais.

Confira na íntegra a transmissão:

Ir para o topo