Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O 57º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, realizado em Salvador de 12 a 14 de novembro, contou com a participação de residentes e docentes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, que conquistaram três premiações. O evento foi organizado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). A residente da FCM, Erica Blenda da Silva, foi reconhecida com o prêmio de melhor trabalho oral em tema livre.

Todos os sete integrantes do terceiro ano do programa de residência em Ortopedia e Traumatologia da FCM participaram do congresso. Eles apresentaram trabalhos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Aplicada à Qualificação Médica da FCM. Os médicos cursam o mestrado concomitantemente à residência.

A Dra. Érica Blenda e seu orientador, Professor Guilherme Mouraria, posam sorridentes segurando um cheque simbólico gigante. O cheque refere-se ao "Prêmio Prof. Luiz de Rezende Puech" na categoria "Tema Livre Oral", no valor de R$ 6.000,00. Eles estão no saguão do evento, em frente a um letreiro volumétrico branco escrito "SALVADOR" e um banner do 57º Congresso Anual da SBOT.
Érica Blenda e o orientador Guilherme Mouraria receberam o Prêmio Professor Luiz de Rezende Puech

Dois residentes apresentaram trabalho oral, orientados por professores do Departamento de Ortopedia, Reumatologia e Traumatologia (DORT):

  • Erica Blenda da Silva: Escore HIPFMS: predição de mortalidade intra-hospitalar em pacientes idosos com fratura de fêmur proximal. Orientadores: Rodrigo Gonçalves Pagnano e Guilherme Grisi Mouraria. O trabalho venceu o Prêmio Professor Luiz de Rezende Puech.
  • Iverson Correa da Silva: Eficácia e efetividade do questionário 4-domain sports PROMs. Orientador: Sérgio Rocha Piedade.

O professor William Dias Belangero foi eleito como melhor revisor de artigos na área de Traumatologia da Revista Brasileira de Ortopedia (RBO). Já Maurício Etchebehere foi eleito como melhor revisor de artigos na área de Oncologia Ortopédica da mesma publicação.

Foto posada de um grupo de dez homens, incluindo médicos residentes, um acadêmico e os professores Guilherme Mouraria e Maurício Etchebehere. Eles estão de pé, lado a lado, sorrindo e usando crachás vermelhos do evento. Ao fundo, um grande painel verde traz a mensagem "BEM-VINDOS" e as informações do "SBOT - 57º Congresso Anual", realizado em Salvador em novembro de 2025.
Residentes e aluno de Medicina com os professores Guilherme Mouraria e Mauricio Etchebehere     

A participação dos docentes incluiu as seguintes sessões: Marcelo Italo Risso Neto moderou mesa redonda sobre estenose cervical. Sérgio Piedade moderou mesa redonda sobre lesões do aparelho extensor do joelho, tendinopatia patelar e quadricipital, e artroplastia do joelho após fratura do planalto tibial, além de participar como instrutor do curso de artroplastia de joelho.

O acadêmico do 5º ano de Medicina da FCM, Thiago Shimoura, apresentou trabalho na forma de pôster, resultado de iniciação científica, com o título: Avaliação do volume muscular e da infiltração gordurosa do supraespinhal por software de segmentação, orientado por Guilherme Mouraria.

Foto de um auditório focada no telão de projeção do palco. O slide exibido tem o título "Trauma" e mostra as fotos e nomes de dois médicos homenageados: Pedro J. Labronici e William D. Belangero. À direita do telão, um apresentador fala ao microfone em um púlpito. Em primeiro plano, veem-se as cabeças de alguns espectadores na plateia.
Professor William Dias Belangero: eleito melhor revisor de artigos na área de Traumatologia da Revista Brasileira de Ortopedia (RBO)

“A disciplina de Ortopedia e Traumatologia da FCM participou ativamente do congresso, com forte presença na programação científica, e foi reconhecida com três premiações que destacam a qualidade e o impacto de suas pesquisas”, disse o professor Mouraria, coordenador da disciplina.

O 57º Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia teve uma programação que reuniu conferências, simpósios, cirurgias ao vivo e atividades práticas voltadas à atualização e à valorização profissional.

Foto tirada durante uma cerimônia de premiação no palco do congresso. Em destaque, o Professor Maurício Etchebehere sorri ao receber uma placa de homenagem das mãos de uma mulher. Ao fundo, um grande telão exibe a palavra "Oncologia" e a foto da Dra. Suely Akiko Nakagawa. À direita, um orador observa a cena de um púlpito identificado com o logotipo "SBOT 90 anos".
Maurício Etchebehere foi eleito como melhor revisor de artigos na área de Oncologia Ortopédica da RBO
Ir para o topo