Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Destaques Saúde Coletiva

Professor Rubens Bedrikow participa de lançamento do Movimento “Diversidade, sim!” na Universidade Zumbi dos Palmares

Em 21 de março, no campus da Universidade Zumbi dos Palmares (UZP), em São Paulo, ocorreu o lançamento do movimento “Diversidade, sim!”, em defesa e valorização da equidade e inclusão nas instituições e no ambiente corporativo público e privado do Brasil. A data marca o Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.   

Pela Unicamp, participou o professor Rubens Bedrikow, do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). O docente esteve representando também o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, assim como a Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura e a Reitoria da Unicamp.

Durante o encontro, Rubens conversou com o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, professor José Vicente. Ambos manifestaram interesse em aproximar as instituições, considerando a recém-inauguração do Centro de Referência da Saúde da População Negra (UZP), que vai ao encontro de programas, projetos e ações de extensão da Unicamp.

Professor Rubens Bedrikow (Unicamp) com o reitor José Vicente (UZP) durante lançamento do movimento nacional “Diversidade, sim!”
Professor Rubens Bedrikow (Unicamp) com o reitor José Vicente (UZP) durante lançamento do movimento nacional “Diversidade, sim!”

José Vicente explicou que o objetivo imediato é criar uma campanha nacional de conscientização sobre a importância da diversidade para a sociedade brasileira; a formação de uma rede nacional de instituições comprometidas com a proteção e promoção da agenda; e a criação de uma Frente Parlamentar de defesa da diversidade, equidade e inclusão no Congresso Nacional.

“É uma honra representar a Unicamp no lançamento desse movimento, que reforça nosso compromisso com equidade e inclusão. O Centro de Referência da Saúde da População Negra é um passo vital no combate ao racismo estrutural e reforça o compromisso de levar as ações extensionistas para o enfrentamento das desigualdades”, declarou Rubens.

Sobre a iniciativa

“Diversidade, sim!” é um movimento lançado pela Universidade Zumbi dos Palmares em defesa da equidade, diversidade e inclusão em todas as esferas da sociedade brasileira. A iniciativa é um chamado para a sociedade civil e os setores empresariais público e privado unirem as suas forças na luta para assegurar, consolidar e ampliar a representatividade e as conquistas das pessoas negras, indígenas, mulheres, portadoras de deficiência e LGBTQIA+.

Ir para o topo